Time Enactus/Esalq disputou competição de empreendedorismo

Versão para impressãoEnviar por email
Equipe da Esalq trabalha com empreendorismo social (acervo Enactus)

Aconteceu em julho, em São Paulo, o Evento Nacional da Enactus Brasil (ENEB) 2019. O encontro reuniu líderes estudantes, acadêmicos, empresários, agentes do governo e líderes de organizações do Brasil inteiro para mostrar como a ação empreendedora e a inovação compartilhada estão transformando vidas e criando um futuro melhor para todos nós.

Na ocasião, ocorreu a Liga Principal do Campeonato Nacional, momento no qual os times Enactus competem pelo título de Campeão Nacional Enactus Brasil. No total, participaram 48 times, divididos em 8 Ligas na Rodada de Abertura com até 6 Times competidores.

O time da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) ficou entre os semifinalistas. Na Esalq, a equipe Enactus é coordenado pelo professor Luciano Mendes, do departamento de Economia, Administração e Sociologia e tem atuação em projetos ligados a empreendedorismo, empreendedorismo social, setor 2.5, emprego e renda, gestão de equipe, gestão de comunidades, identificação de vulnerabilidade e grupos sociais vulneráveis.

Entre os projetos desenvolvidos pelo Enactus/Esalq está o Meraki, que possibilita que estudantes com deficiências físicas e/ou cognitivas entrem no mercado de trabalho a partir de capacitação com aulas de culinárias no setor de panificação. Outra iniciativa do grupo é o Projeto Lótus, desenvolvido no Centro de Referência em Atendimento à Mulher, que proporciona curso de manicure/pedicure e gestão de negócios para mulheres vítimas de violência doméstica.

Texto: Caio Albuquerque (13/08/2019)