USP e as Profissões abriu as portas da Esalq para estudantes secundaristas

Versão para impressãoEnviar por email
Estudantes durante apresentação dos cursos oferecidos pela Esalq (crédito: Moacir Gibin)
Editoria:

No último sábado, 18/05, aconteceu na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) mais uma edição do USP e as Profissões. (acesse Galeria de Imagens)

Destinado a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular, o evento recebeu 400 estudantes de 20 municípios da região de Piracicaba, de outras partes do Estado de São Paulo e de outros estados. Durante a programação, os visitantes receberam orientações sobre os cursos de graduação contemplados pela Esalq (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Administração, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas).

Esalq Notícias 221/2019 - USP e as Profissões 2019

O presidente da CCEx, professor Luiz Reynaldo Ferraciú Alleoni explicou que o USP e as Profissões abriu as portas da universidade e, por ser realizado no sábado dá a possibilidade dos estudantes, acompanhados dos pais, conhecerem as oportunidades de carreiras universitárias. “O grande motivo do evento é divulgar os cursos da USP no âmbito local e regional. Percebemos aqui na Esalq que a partir da realização de atividades como esta, a procura pelos nossos cursos aumentou por parte de estudantes da região de Piracicaba. Esse aumento representa cerca de 15% nos últimos dez anos. Muitos nem conheciam os cursos mais novos e o USP e as Profissões revela para a esse público quais são os nossos sete cursos. Além disso, mostramos para esses jovens essa oportunidade de fazer um curso gratuito, em uma universidade referência”.

Em sua fala de recepção aos estudantes, a presidente da Comissão de Graduação da Esalq, professora Thais Vieira, destacou as formas de inserção na USP. “São duas formas de ingresso, pela Fuvest e pelo SiSU. Assim os estudantes que fazem Enen também tem a oportunidade de concorrer a vagas pelo sistema de ampla concorrência, escola pública ou PPI (pretos, pardos e indígenas)”.

Renato Soledade é piracicabano, estudante secundarista e esteve presente para conhecer uma das sete carreiras acadêmicas ofertadas pela Escola. “Por ser aqui da cidade eu achava que conhecia a Esalq, mas ela é maior do que eu imaginava, percebi que de fato é uma escola top”.

Maria Luiz Fornazaro Beraldo também veio prestigiar o evento. “É um orgulho termos a Esalq aqui na nossa cidade, eu quero estudar aqui para ter o nosso povo representado e por isso vim conhecer as profissões que são oferecidas. Tirei muitas dúvidas, os estudantes que estavam no evento me ajudaram bastante”.

Mateus Bezerra da Silva também gostou do que viu. “A estrutura é ótima, os estudantes que nos acompanharam no tour explicaram tudo cos detalhes, foi muito bom”.

Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, o USP e as Profissões amplia a visibilidade da universidade e seus cursos, contribuindo para o aumento da procura. “Esse programa esclarece os alunos de escolas públicas e privadas e assim a demanda tem aumentado. Isso possibilita melhorar a qualidade dos alunos e, por consequência, atenderemos melhor as demandas da sociedade”.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e, na Esalq, teve realização da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, com apoio da Diretoria da Esalq, Coordenações de Cursos e Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Colaboraram com as atividades 60 voluntários entre professores, funcionários e estudantes.

A Esalq – Fundada em 1901, a Esalq é uma das unidades fundadoras da USP e já formou mais de 16 mil profissionais. Para ter uma formação de qualidade, a Esalq oferece uma estrutura de 140 laboratórios, 4 estações experimentais, praça esportiva, bibliotecas, estágios e bolsas de apoio, curso de inglês gratuito, e um programa de permanência estudantil que contempla auxílio alimentação, moradia, transporte e livro.

Para concorrer a uma das 430 vagas anuais, os estudantes de ensino médio podem se inscrever via vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

(acesse Galeria de Imagens)

Texto: Caio Albuquerque (21/05/2019)