Amaranthus 25 Anos Grupo de agricultura orgânica amaranthus
 
    Qual a diferença do produto Orgânico com o produto Hidropônico?

        Você provavelmente já foi a um Supermercado e já deve ter visto uma secção onde diz: "Produtos sem Agrotóxicos" em letras garrafais. É aí onde se encontram os alimentos orgânicos frescos. Ao lado você poderá encontrar com grande probabilidade o chamado produto "hidropônico", se não o encontrá-lo é uma indicação que este texto teve seu efeito desejado.

       O produto hidropônico não é produto orgânico! Ele não possui nenhum sistema de certificação que garanta a ausência de agrotóxicos, muito pelo contrário é comum e rotineiro o uso destes produtos tanto quanto o produto convencional.

       Esta tecnologia foi desenvolvida pela indústria bélica norte-americana, com o intuito de fornecer aos soldados fontes de verduras frescas durante a guerra. Ela cumpriu com grande maestria sua função pois todo o sistema de produção era móvel, dispensando o solo e cultivado sob estufas. Como não há solo, é necessário que se utilize fertilizantes altamente solúveis para nutrir a planta.

        O alimento orgânico, no entanto, passa por um rigoroso sistema de certificação conforme a legislação brasileira e a européia. Desta forma há uma garantia ao consumidor, não apenas, da ausência de agrotóxicos, mas garante também que cumpre a legislação trabalhista brasileira, que não polui solos e água na produção, que respeita todas as leis ambientais do país e que não é um produto transgênico. É mais do que uma certificação, é a garantia de um produto de qualidade.

Kamimura, D. T. T.

 

     

[A Produção Convencional]
[A Produção Orgânica]
[O Problema dos Agrotóxicos e dos Fertilizantes Solúveis]
[Hidropônicos]
[Hidroponia]
[Transgênicos e Saúde]
[Pesquisa do Instituto Biológico]
[Transgênicos e Fome do Mundo]
[Teoria da Trofobiose]