Matrículas - Alunos regulares ingressantes

Períodos de matrícula

PPG ESALQ e PPGI Ecologia Aplicada
1º semestre de 2026: de 19/01 a 18/02. Início das aulas: 02/03
2º semestre de 2026: de 06 a 26/07. Início das aulas: 10/08

Atenção: não serão aceitas matrículas fora de prazo

Documentos para a matrícula

Todos os documentos devem ser digitalizados/convertidos para PDF. Por favor, nomeie os arquivos com os nomes dos respectivos documentos.

Alunos brasileiros

  • Formulário de matrícula
  • E-mail de aceite (PDF)
  • E-mails de aceite dos ministrantes das disciplinas e aval do orientador (PDF)
  • RG legível (cédulas de identidade do CREA ou de habilitação não serão aceitas)
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Diploma do curso superior - frente e verso. Caso ainda não o possua, apresentar, em caráter provisório, documento comprobatório de conclusão e colação de grau e título obtido, emitido pela Secretaria de Graduação. As datas de conclusão e colação de grau - dia/mês/ano - devem ser anteriores ao último dia de matrícula na ESALQ, sendo, obrigatoriamente, as mesmas que constarão no diploma a ser expedido. Este deverá ser entregue no SVPG posteriormente
  • Somente para matrícula no Doutorado: Histórico escolar do Mestrado 
  • Somente para matrícula no Doutorado: Diploma do Mestrado (frente e verso). Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido, informando que NÃO há pendência com a universidade, que faz jus ao título de Mestre e/ou que o diploma encontra-se em fase de expedição. A data da obtenção do Título deverá ser anterior ao último dia de matrícula na ESALQ. O diploma deverá ser entregue no SVPG posteriormente, obrigatoriamente.
  • Somente para matrícula no Doutorado: Documento comprobatório de reconhecimento do curso de Mestrado junto à Capes, em vigor na data da obtenção do título (somente para alunos de Doutorado que não cursaram o Mestrado na USP) 

​Alunos estrangeiros

  • Formulário de matrícula
  • E-mail de aceite (PDF)
  • E-mails de aceite dos ministrantes das disciplinas e aval do orientador (PDF)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Passaporte com visto de aluno (temporário IV) ou Mercosul
  • Cópia atualizada da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM, antigo RNE) ou protocolo contendo o respectivo número (documento expedido pela Polícia Federal brasileira). É possível agendar o registro na Polícia Federal antes de sua chegada ao Brasil em http://www.pf.gov.br (item Imigração > Carteira de Registro Nacional Migratório). Se já estiver no Brasil, o endereço é Rua Liberato Macedo, 872 - São Dimas, telefone (19) 3301-5230, e-mail dpf.cm.pca.srsp@dpf.gov.br
  • Diploma do curso superior - frente e verso. Caso ainda não o possua, apresentar, em caráter provisório, documento comprobatório de conclusão e colação de grau e título obtido, emitido pela Secretaria de Graduação. As datas de conclusão e colação de grau - dia/mês/ano - devem ser anteriores ao último dia de matrícula na ESALQ, sendo, obrigatoriamente, as mesmas que constarão no diploma a ser expedido. Este deverá ser entregue no SVPG posteriormente
  • Somente para matrícula no Doutorado: Histórico escolar do Mestrado 
  • Somente para matrícula no Doutorado: Diploma do Mestrado (frente e verso). Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido, informando que NÃO há pendência com a universidade, que faz jus ao título de Mestre e/ou que o diploma encontra-se em fase de expedição. A data da obtenção do Título deverá ser anterior ao último dia de matrícula na ESALQ. O diploma deverá ser entregue no SVPG posteriormente, obrigatoriamente.
  • Somente para matrícula no Doutorado: Documento comprobatório de reconhecimento do curso de Mestrado junto à Capes, em vigor na data da obtenção do título, caso o mesmo tenha sido cursado no Brasil (somente para alunos de Doutorado que não cursaram o Mestrado na USP) *
  • A menos que entregue na inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). O pagamento deve ser feito exclusivamente através de boleto bancário, do Banco BrasilClique aqui para gerar o boleto

Instruções para a matrícula

  1. O aluno ingressante deve contatar seu orientador a fim de definir as disciplinas a serem cursadas (consultar relação de disciplinas no Guia do Pós-Graduando). 
  2. Definidas as disciplinas, a matrícula deverá ser efetuada através do formulário de matrícula (acima) preenchido, assinado e digitalizado pelo aluno e encaminhado para o e-mail matricula.pg.esalq@usp.br (endereço exclusivo para a realização da matrícula), acompanhado dos seguintes itens, todos no formato PDF:
    - documentos solicitados para a matrícula;
    - e-mails dos ministrantes das disciplinas manifestando concordância quanto a sua matrícula; e
    - e-mail do orientador manifestando concordância quanto a sua matrícula.
    Sobre os e-mails: 1. para saber o endereço de e-mail dos ministrantes/orientador, acesse o site do seu programa, item de menu Informaçoes Acadêmicas > Orientadores e linhas de Pesquisa. Caso não encontre o e-mail desejado, busque o docente por departamento 2. Para salvar os e-mails dos ministrantes/orientador com a manifestação de concordância das matrículas nas disciplinas, selecione a opção Imprimir > Salvar como pdf. Nomeie o arquivo com o nome "Aval + Nome da Disciplina" (Ex.: Aval LCE5703 Estatística Experimental). Em seguida, anexe os arquivos junto aos demais documentos solicitados para a matrícula.
  3. No título da mensagem de e-mail escreva: Primeira matrícula, seguida do nome do programa e curso. 
    Ex.: Primeira matrícula – Ciência Animal e Pastagens (Mestrado)
  4. No corpo do e-mail, informe o seu nome completo.
  5. O número USP do aluno (solicitado no formulário de matrícula) está informado na carta de aceite.
  6. Toda a documentação da matrícula deve ser encaminhada em um único e-mail.

Observações importantes

As assinaturas do orientador e ministrante implicam, automaticamente, em aval e deferimento (não há pré-matrícula). As disciplinas de outras unidades da USP, no entanto, estão condicionadas ao deferimento do ministrante, que poderá deferir ou não o pedido de matrícula via sistema. O aluno deverá acompanhar o deferimento dentro do período de deferimento, via Janus, para que possa incluir nova disciplina, se necessário, no período de retificação de matrícula.

No preenchimento de qualquer formulário (matrícula ou retificação), o aluno deve cuidar para que o código da disciplina corresponda ao respectivo nome, caso contrário a matrícula nessa disciplina será anulada, podendo ser solicitada novamente no período de retificação.

A data da primeira matrícula na Pós-Graduação deverá ser posterior às datas de conclusão e colação de grau do último curso realizado (graduação) ou data de homologação do título (mestrado).

O conteúdo programático, número de créditos, professor responsável e outras informações relativas a disciplinas oferecidas na ESALQ e em outras unidades da USP encontram-se disponíveis no Janus.

Alunos estrangeiros  

De acordo com o Art. 42 do Regimento da USP, o RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do aluno estrangeiro. Portanto, a apresentação do referido documento - atualizado - ou protocolo de prorrogação de prazo é obrigatória, e deve ser entregue no Serviço de Pós-Graduação semestralmente, durante a semana de matrícula. Na falta desses documentos, o aluno deve solicitar previamente à Polícia Federal (Rua Liberato Macedo, 872 - São Dimas, Piracicaba - Tel. 3402-3707) uma declaração, constando a estada legal no país com o respectivo período.

Retificação de matrícula

Após o período de matrícula, o pós-graduando poderá incluir ou excluir uma ou mais disciplinas durante o período de retificação. Detalhes.