Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
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Florestas do Futuro tem reconhecimento internacional

Editoria: 
Prêmio / Homenagem / Menção Honrosa / Indicação [1]
Sumário: 
Iniciativa conta com a participação de estudantes de Engenharia Florestal
Corpo: 

Um dos maiores desafios da educação florestal é ir além do ensino de habilidades técnicas para estudantes e transformá-los em agentes de mudança no mundo em transformação, que precisam urgentemente de mais e melhores florestas gerenciadas.

Essa á a base do projeto Florestas do Futuro, que conta com a participação de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A iniciativa é do Grupo Florestal Monte Olimpo, que tem como orientador o professor Pedro Brancalion.

Pela sua atuação, o projeto Florestas do Futuro foi considerado uma das 10 práticas mais destacadas de inovação florestal do mundo, a partir da competição Task Force on Forest Education, organizada pela International Unionof Forest Research Organizations - IUFRO-IFSA.

Segundo Brancalion, o treinamento da nova geração de silvicultores requer novas abordagens que colocam os estudantes como agentes ativos de educação e ajudam a desenvolver competências humanísticas como liderança, empatia e comunicação. “Nesse contexto, aprender a ensinar pode ser a melhor maneira de aprender e realmente incorporar novas visões de mundo no setor florestal para maximizar suas contribuições para a sociedade”.

Com essas premissas em mente, o programa Florestas do Futuro foi criado em 1998 com o objetivo imediato de ensinar educação florestal a crianças de escolas públicas de Piracicaba, sudeste do Brasil, bem como o objetivo de capacitação de alunos de graduação. da silvicultura da Universidade de São Paulo, como uma espécie de trabalho voluntário que ajuda os alunos a complementar sua formação acadêmica com competências dificilmente aprendidas nas aulas formais.

A atividade consiste na visita de um grupo de 20 a 40 crianças de 4 a 10 anos de escolas públicas da região ao campus para participar de diversas atividades educativas que têm como pano de fundo o valor das florestas para o bem-estar humano. Esta visita é totalmente orientada por um grupo de estudantes de graduação, que conceituam e executam as atividades educacionais com base em uma abordagem de "aprendizagem ativa", e abordam questões como poluição, descarte de resíduos, água, animais, dinâmica florestal, produtos florestais e a importância de plantações de árvores para a sociedade.

Saiba mais sobre o Florestas do Futuro em https://www.facebook.com/Florestasdofuturo/ [2]

Conheça todos os indicados pela IUFRO-IFSA em https://www.iufro.org/science/task-forces/forest-education/outstanding-practices-forest-education/ [3] .

Texto: Caio Albuquerque 21/03/2019

Legenda 1: 
Projeto recebe a visita de crianças 4 a 10 anos de escolas públicas da região ao campus para participar de diversas atividades educativas (acervo GFMO)
Responsável: 
Caio Albuquerque [4]
Data de controle: 
quinta-feira, Março 21, 2019


Source URL:http://www.amaranthus.esalq.usp.br/banco-de-noticias/florestas-do-futuro-tem-reconhecimento-internacional

Links
[1] http://www.amaranthus.esalq.usp.br/taxonomy/term/151 [2] https://www.facebook.com/Florestasdofuturo/ [3] https://www.iufro.org/science/task-forces/forest-education/outstanding-practices-forest-education/ [4] http://www.amaranthus.esalq.usp.br/clippingveiculo/comunidade-exkola